Wellington Rato, de 32 anos, é o reforço mais badalado do Vitória para 2025. Contratado junto ao São Paulo por R$ 5 milhões, o atacante firmou vínculo até o fim de 2027.
Bruno Giufrida, setorista do clube paulista, destaca a consistência e regularidade de Rato, crucial na conquista da Copa do Brasil de 2023 pelo São Paulo. “Deu muitas assistências, é um jogador completo, que atua aberto pela direita, com bom poder de finalização”, explica Giufrida.
Apesar de um 2023 de destaque, com cinco gols e papel importante no título da Copa do Brasil, Rato perdeu espaço em 2024 devido a problemas físicos e à concorrência. Em dois anos no Morumbi, foram seis gols e 18 assistências em 105 jogos.
No Vitória, Rato reencontra o técnico Thiago Carpini, com quem trabalhou no São Paulo. Carpini considera o atacante um pilar para o projeto de 2025, valorizando sua liderança e experiência. A polivalência de Rato, que pode atuar nas pontas e como meia ofensivo, será importante para o esquema tático de Carpini.
Rato chega com a missão de reforçar o Vitória em competições como o Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão.
Wellington Rato no aquecimento para Bahia x São Paulo — Foto: Rubens Chiri/São Paulo