A Red Bull Racing (RBR) deixou o GP do Bahrein frustrada, apesar da pontuação dupla com Max Verstappen em sexto e Yuki Tsunoda em nono. Problemas nos pit stops, com falhas no sistema de sinalização da pistola de afixação dos pneus, agravaram a situação e resultaram em uma reunião tensa entre Christian Horner, Peter Waché, Paul Monaghan e Helmut Marko.
A preocupação com a insatisfação de Verstappen é evidente, especialmente considerando seu contrato até 2028. Marko reconheceu a urgência de melhorias no carro para que o piloto volte a brigar por vitórias e pelo campeonato.
Verstappen enfrentou dificuldades desde a largada, perdendo posições, sofrendo com o ritmo dos pneus duros e com problemas nos freios. Os pit stops lentos prejudicaram ainda mais sua corrida. Marko classificou a situação como alarmante, apontando problemas de equilíbrio, aderência, freios e pit stops.
Horner corroborou as declarações de Marko, lamentando o desempenho da equipe e a queda de Verstappen para terceiro no campeonato. A RBR, que vinha de duas vitórias consecutivas no Bahrein, teve um desempenho aquém do esperado, somando apenas dez pontos.
Verstappen, vencedor do GP do Japão na etapa anterior, também reclamou do balanceamento do carro, dos freios e da falta de aderência dos pneus. Comparando com 2024, o piloto holandês afirmou que a situação dos pneus piorou.
A RBR, que iniciou 2024 forte, viu seu desempenho cair, permitindo o crescimento da McLaren, atual líder do Mundial de Construtores. A equipe austríaca, campeã de construtores em temporadas anteriores, busca retomar a performance dominante. A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Arábia Saudita, em 20 de abril.
Jornalista Rodrigo França analisa o GP do Bahrein da F1 2025