O troféu do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, inspirado na exuberância da Amazônia e da flora brasileira, foi revelado nesta quinta-feira (31). A peça, predominantemente verde com detalhes dourados, incorpora um sensor de proximidade que simula gotas de chuva ao ser erguida pelo vencedor.
Desenvolvido por uma patrocinadora da Fórmula 1 e uma empresa italiana de design, o troféu simboliza a grandiosidade da Amazônia e a “energia vital” da vegetação brasileira. No topo, informações sobre a pista, como o nome do autódromo (José Carlos Pace), a distância do circuito e as coordenadas geográficas, estão gravadas.
O formato arredondado e os detalhes dourados nas laterais são reminiscentes do troféu do GP da China deste ano, uma escolha que, segundo a empresa italiana, “assina” a parceria. Ambos homenageiam os pilotos da Fórmula 1 dos anos 80 que recebiam coroas de louros após as vitórias, com o troféu brasileiro se inspirando também na parte azul da bandeira nacional.
Este não é o primeiro troféu tecnológico na F1. No GP da China, a peça acendia luzes ao ser colocada no pescoço do vencedor. No GP do Japão de 2023, Max Verstappen recebeu uma taça que se iluminou com as cores da bandeira holandesa ao ser beijada.
Os carros chegam a Interlagos na sexta-feira (1) para o início das atividades oficiais com os treinos livres e a classificação sprint. O GP de São Paulo 2024, 21ª etapa da temporada, terá o formato sprint pelo quarto ano consecutivo. Max Verstappen, da RBR, lidera o campeonato com 362 pontos, seguido por Lando Norris (McLaren) com 315 e Charles Leclerc (Ferrari) com 291.
Troféu para o GP de São Paulo 2024 — Foto: Divulgação