O sucesso de técnicos portugueses no Brasil, como Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge, levanta a questão: será que Carlos Carvalhal, atual técnico do Braga, seguirá o mesmo caminho? Os três técnicos têm em comum a passagem pelo Sporting Clube de Braga, clube português considerado a quarta força do país.
A equipe serve como trampolim para treinadores em ascensão, como explica o comentarista Luís Cristóvão, permitindo apostas em novos talentos que posteriormente alcançam sucesso em outros clubes. Jesus, por exemplo, teve uma breve, porém vitoriosa passagem pelo Braga antes de se destacar no Benfica. Já Abel Ferreira e Artur Jorge, ambos com ligação histórica com o clube, iniciaram suas carreiras como técnicos principais no Braga.
Ferreira comandou o time principal após experiências nas categorias de base, enquanto Jorge retornou ao clube para treinar as categorias inferiores e gradualmente subiu até assumir o comando principal. Carvalhal, com passagens por clubes menores em Portugal e já especulado em times brasileiros como Flamengo, Atlético-MG, Athletico-PR e Bragantino, busca repetir o sucesso de seus antecessores.
Outros nomes de destaque que passaram pelo Braga incluem Rúben Amorim, Leonardo Jardim, Sérgio Conceição e Paulo Fonseca, consolidando a reputação do clube como celeiro de talentos.
Pedreira, Estádio Municipal de Braga — Foto: Getty Images