O Palmeiras, vice-líder do Brasileirão, se tornou o time com mais chances de título após a 30ª rodada, de acordo com o Espião Estatístico. A um ponto do Botafogo, líder, o time de Abel Ferreira tem trunfos para se tornar favorito.
Com a vitória sobre o Juventude e o empate do Botafogo com o Criciúma, o Verdão agora tem 53,44% de chances de ser campeão, contra 42,39% do time carioca. Fortaleza, Flamengo, Inter e São Paulo completam o ranking.
O modelo do Espião Estatístico considera a produtividade ofensiva e defensiva das equipes, comparando-a com o desempenho do adversário e o local da partida. O Palmeiras se beneficia do mando de campo nos dois confrontos diretos restantes: contra o Fortaleza e o Botafogo.
O Verdão carrega uma invencibilidade de dez jogos (sete vitórias e três empates), com o melhor aproveitamento no segundo turno (72,7%).
O Palmeiras, dono do ataque mais efetivo (51 gols) e da defesa menos vazada (23), enfrenta a seguinte sequência: Fortaleza, Corinthians, Grêmio, Bahia, Atlético-GO, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense.
O Botafogo, por sua vez, disputa a semifinal da Libertadores e terá os seguintes jogos: Bragantino, Vasco, Cuiabá, Atlético-MG, Vitória, Palmeiras, Internacional e São Paulo.
O Fortaleza, próximo adversário do Palmeiras, pode diminuir a diferença para um ponto caso vença. Em caso de derrota, ficará a sete pontos do Verdão. Sua sequência: Palmeiras, Juventude, Vasco, Fluminense, Flamengo, Vitória, Atlético-GO e Internacional.
Na Academia de Futebol, o discurso é de foco em cada jogo. Abel Ferreira e Raphael Veiga destacam a importância de manter a concentração e a busca por cada ponto.
Abel conversa com jogadores do Palmeiras em treino — Foto: Cesar Greco