O Shakhtar Donetsk formalizou a aquisição do atacante Luca Meirelles, 18 anos, proveniente do Santos. A transação, avaliada em 10 milhões de euros, renderá ao clube brasileiro um montante inferior ao planejado inicialmente, porém, o Santos reteve 15% dos direitos econômicos do atleta visando lucros futuros.
Detentor de 70% dos direitos de Meirelles, conforme demonstrado no balanço de 2024, o Santos concretizou a venda em resposta a sua delicada situação financeira. O clube paulista, inclusive, recorreu a fontes externas para honrar os salários do mês anterior.
Luca Meirelles figurava como a terceira alternativa para a posição de centroavante, atrás de Tiquinho Soares e Deivid Washington. O Santos pretende investir parte dos recursos obtidos com a venda no reforço do elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda.
O clube negocia a contratação do zagueiro Adonís Frías, do León, do México. Adicionalmente, busca o empréstimo do defensor Tomás Palacios, embora o Zenit também demonstre interesse no jogador. A diretoria santista ainda almeja contratar um meio-campista e um atacante antes do fechamento da janela de transferências na próxima terça-feira.
Negociado com o Shakhtar, Luca Meirelles se despede do Santos