O Santa Cruz apresenta desempenho instável na Série D do Campeonato Brasileiro. Liderou o Grupo A3 no primeiro turno, mas ocupa a penúltima posição no returno.
Sob o comando de Marcelo Cabo, o time conquistou 19 pontos na fase inicial, com seis vitórias e um empate, alcançando 90,5% de aproveitamento.
No returno, o rendimento diminuiu drasticamente, somando apenas uma vitória, dois empates e três derrotas, com 27,8% de aproveitamento, superando apenas o Treze, já eliminado.
A queda impactou a classificação geral, levando o Santa Cruz da disputa pela liderança entre os 64 clubes para o 13º lugar.
Para ambicionar o G-4 geral, que assegura vantagem nos confrontos decisivos, o Santa Cruz necessita vencer o Treze e depender de resultados desfavoráveis de nove concorrentes.
América-RN, Tuna Luso, Ceilândia, Central, São José-RS, Altos, Manauara, Barra-SC e Portuguesa estão à frente do clube pernambucano.
Além dos cálculos, o Santa Cruz precisa recuperar o bom futebol. O confronto final da fase de grupos será contra o Treze, no domingo, às 16h, na Arena de Pernambuco.