Com a goleada de 4 a 0 sobre o Rosario Central no domingo, o River Plate garantiu sua vaga na Libertadores 2025. A classificação veio acompanhada de uma homenagem emocionante da torcida a Máximo Gallardo, pai do técnico Marcelo Gallardo, falecido na véspera. O River, porém, ainda não sabe se disputará a fase de grupos ou a Pré-Libertadores.
A Argentina possui seis vagas na competição. Racing e Estudiantes já estão garantidos na fase de grupos. As demais vagas serão distribuídas ao campeão argentino, ao vencedor da Copa da Argentina e aos dois melhores colocados na tabela agregada (excluindo os já classificados).
A definição das vagas depende da última rodada do Campeonato Argentino e da final da Copa da Argentina. Vélez, Talleres e Huracán ainda brigam pelo título nacional. Vélez e Central Córdoba decidem a Copa.
Para ir direto à fase de grupos, o River precisa que o Huracán não seja campeão argentino ou que o Vélez conquiste a Copa. O pior cenário para o River seria o título argentino do Huracán e a conquista da Copa pelo Central Córdoba.
O Boca Juniors, quinto na tabela agregada, ainda sonha com a Pré-Libertadores. Para isso, precisa torcer pela classificação direta do River. Um título do Vélez na Copa ou um tropeço do Huracán no campeonato argentino ajudariam o Boca.
Jogadores do River Plate saúdam a torcida após a vitória sobre o Rosario Central — Foto: Twitter/River Plate