Brasil x Chile: História de Rivalidade e Desafios Atuais
A frase “Se está em crise, chama o Chile!” tornou-se um bordão de Galvão Bueno no início dos anos 2000 e se aplica à atual situação da Seleção Brasileira nas eliminatórias para a Copa de 2026. O confronto desta quinta-feira em Santiago coloca o Brasil frente a um adversário na vice-lanterna da competição, em um estádio com memórias marcantes.
O Brasil possui ampla vantagem no histórico do confronto, especialmente em Santiago. Momentos memoráveis marcaram a rivalidade: Garrincha marcou dois gols e foi expulso na semifinal da Copa de 1962, enquanto Romário protagonizou uma confusão antes mesmo do apito inicial em 1990.
Em 75 jogos, o Brasil venceu 53 vezes, empatou 14 e perdeu apenas oito. Em 24 jogos como visitante, foram 13 vitórias, seis empates e cinco derrotas.
A última vez que a Seleção Brasileira jogou em Santiago foi em 2021, no Monumental, casa do Colo Colo. O Brasil venceu por 1 a 0 com gol de Everton Ribeiro.
A semifinal da Copa de 1962, com vitória brasileira por 4 a 2, é considerada a partida mais importante da história do confronto. Garrincha, craque do Mundial, marcou os dois primeiros gols brasileiros, mas foi expulso no segundo tempo. O Brasil venceu a final contra a Tchecoslováquia e se sagrou bicampeão mundial.
As eliminatórias para a Copa de 1990 também ficaram marcadas na memória. Brasil e Chile disputavam uma vaga no Mundial, que acabou sendo decidida com vitória por WO para o Brasil, após um incidente com o goleiro Rojas.
A rivalidade se intensificou na partida de ida das eliminatórias, em Santiago. Romário foi expulso aos dois minutos após uma entrada violenta de Ormeño em Branco. O jogo terminou empatado por 1 a 1.
Em 2008, o Brasil goleou o Chile por 3 a 0, com dois gols de Luis Fabiano e um de Robinho. Em 2015, porém, o Chile venceu por 2 a 0, gols de Vargas e Alexis Sánchez.
A maior vitória chilena aconteceu em 2000, com uma goleada por 3 a 0, gols de Zamorano e Marcelo Salas.
No reencontro desta quinta-feira, o Brasil busca uma vitória para se recuperar da quinta colocação nas eliminatórias. O Chile, com apenas cinco pontos, precisa vencer para sair da penúltima posição.
A partida está marcada para as 21h (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago.
Romário é escoltado por Zamorano após ser expulso com dois minutos de jogo em 89 — Foto: Reprodução