A reformulação no elenco do Vitória, anunciada pelo presidente Fábio Mota, reflete uma estratégia já conhecida no clube, marcada por mudanças durante a temporada. Essa abordagem, embora arriscada, tem sido bem-sucedida sob a gestão atual.
O Vitória contratou Gustavo Vieira como executivo de futebol para o segundo semestre de 2025. Apesar de não revelar nomes, especula-se que Wellington Rato, Janderson, Carlos Eduardo, Bruno Xavier e Hugo (já com rescisão confirmada) deixarão o clube.
Histórico de Reformulações:
2024: Após um desempenho insatisfatório no Brasileirão, o técnico Léo Condé foi substituído por Thiago Carpini. A reformulação continuou com a saída do diretor de futebol Ítalo Rodrigues e a chegada de reforços como Ricardo Ryller, Carlos Eduardo, Neris, Machado e Gustavo Mosquito. As mudanças resultaram na permanência na Série A e vaga na Sul-Americana.
2023: Diante de resultados ruins no Baiano e Copa do Nordeste, João Burse foi substituído por Léo Condé. Ítalo Rodrigues assumiu a diretoria de futebol, reformulando o elenco para a Série B. Doze novos jogadores foram contratados, incluindo Wagner Leonardo e Matheuzinho, peças chave para a conquista do título da Série B.
2022: Fábio Mota, após assumir a presidência, enfrentou punições da FIFA que impediam o registro de novos jogadores. Dado Cavalcanti foi demitido e substituído por Geninho. Com a liberação para contratar, o clube trouxe reforços como Dalton e Rafinha para a Série C. Após trocas de técnicos e na diretoria de futebol, o Vitória garantiu o acesso à Série B.






