Rafael Chaves Câmara, piloto de Recife, Pernambuco, conquistou o título da Fórmula 3 neste domingo, seguindo os passos de Gabriel Bortoleto, campeão em 2023.
Aos 20 anos, Câmara iniciou no kart aos seis, mudou-se para São Paulo e competiu em campeonatos europeus a partir dos nove. Em 2020, sagrou-se bicampeão brasileiro de kart.
Em 2021, foi vice-campeão europeu e acumulou vitórias na WSK Champions Cup e WSK Super Master Series, sendo selecionado para a Academia da Ferrari.
Em 2022, estreou em carros de fórmula, disputando a Fórmula 4 nos Emirados Árabes Unidos, Itália e Alemanha, obtendo oito vitórias e dois vice-campeonatos.
Em 2023, competiu na Formula Regional Europeia, terminando em terceiro lugar. Ainda em 2023, disputou a FRECA pela Prema, alcançando um pódio em Ímola.
Em 2024, manteve-se na Prema, vencendo na Alemanha e conquistando nove vitórias e 12 pódios, assegurando o título em Barcelona.
Câmara é o terceiro piloto da Academia da Ferrari a alcançar tal feito.
Em 2023, ingressou na Trident na F3, vencendo no Bahrein.
Liderou o campeonato, obtendo quatro pole positions consecutivas. Aproveitou a desclassificação de um rival na Áustria para ampliar sua vantagem.
Na Hungria, garantiu a pole position e venceu a corrida, conquistando o título antecipadamente.
Fórmula 1 retorna à Globo em 2026