Um indivíduo foi sentenciado a um ano de prisão por insultos racistas direcionados a Iñaki Williams, atacante do Athletic Bilbao, durante uma partida do Campeonato Espanhol em janeiro de 2020.
O agressor admitiu ter proferido ofensas raciais e feito gestos discriminatórios contra o jogador. Além da pena de prisão, ele deverá pagar uma multa de sete mil reais e está proibido de frequentar estádios de futebol por dois anos.
Originalmente, LaLiga e o Ministério Público espanhol buscavam uma pena de dois anos de prisão, mas um acordo foi alcançado. A sentença inclui ainda uma proibição de quatro anos de trabalhar em áreas educacionais ou esportivas.
Williams declarou ter se sentido humilhado com os insultos e manifestou indignação diante da persistência de atos racistas.
O jogador, que é o primeiro capitão negro do Athletic Bilbao, integra o elenco principal do clube desde a temporada 2014/15. Ele acumula 471 partidas oficiais e 111 gols marcados pelo time. Williams já foi vítima de racismo em outras ocasiões na Espanha, inclusive em fevereiro, quando uma partida foi interrompida devido a ataques racistas contra ele.
Iñaki Williams, atacante do Athletic Bilbao — Foto: Alex Caparros/Getty Image