Em seu terceiro ano como piloto de testes e reserva da Aston Martin, Felipe Drugovich tem marcada a data para pilotar, pela primeira vez, o carro de 2024 da equipe na Fórmula 1: 25 de outubro, durante o primeiro treino livre do Grande Prêmio da Cidade do México. O brasileiro irá substituir Fernando Alonso na sessão, que será a quarta de sua carreira.
Passei grande parte do ano contribuindo para o desenvolvimento do carro no simulador da equipe, e será incrível poder sentir, na pista, a diferença entre a simulação e a realidade. Nunca corri no Autódromo Hermanos Rodríguez, uma pista que apresenta grandes desafios, com longas retas e curvas técnicas. Por isso, vou me preparar no simulador antes da sessão para estar bem preparado para o treino – comentou o campeão da Fórmula 2 de 2022.
Drugovich firmou contrato com a Aston Martin logo após vencer o campeonato de Fórmula 2, sendo o primeiro a integrar a Academia de Pilotos da equipe britânica. Desde então, já participou de três treinos livres: nos Grandes Prêmios de Abu Dhabi em 2022 e 2023, além do GP da Itália, também no ano passado.
Seu melhor desempenho ocorreu na sessão do Circuito de Yas Marina, na última temporada, onde registrou a segunda volta mais rápida, ficando apenas 0,2 segundos atrás de George Russell, da Mercedes.
Em 2023, Drugovich não participou de corridas na Fórmula 1, concentrando-se em seu papel como piloto de desenvolvimento na Aston Martin. No entanto, competiu no campeonato europeu de Le Mans, conquistando um terceiro lugar nas 4h de Imola. Já em 2024, estreou nas 24h de Le Mans, terminando em nono lugar.
Felipe Drugovich no GP da Espanha da F1 em 2024 — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images