A temporada de Fórmula 1 de 2025 promete emoções. O Brasil retorna após oito anos com Gabriel Bortoleto na Sauber, Lewis Hamilton realiza seu sonho na Ferrari, e vários novatos renovam o grid. A Williams abre os lançamentos de carros nesta sexta-feira (14).
A temporada inicia em 16 de março com o GP da Austrália, às 1h (horário de Brasília), marcando a estreia de Bortoleto e Hamilton. Serão 24 etapas, recorde igualado com 2024, e seis corridas sprint. O encerramento será em 7 de dezembro, em Abu Dhabi. O GP de São Paulo ocorre em 9 de novembro, às 14h. A única mudança de horário divulgada foi o GP de Las Vegas, agora às 1h.
Bortoleto, bicampeão da F3 (2023) e F2 (2024), chega à F1 com grande expectativa, mas enfrentará o desafio de pilotar pela Sauber, equipe com baixo desempenho em 2024. Seu principal objetivo será superar o experiente companheiro de equipe, Nico Hulkenberg.
O grid mantém as dez equipes (Alpine, Aston Martin, Ferrari, Haas, McLaren, Mercedes, Red Bull, AlphaTauri, Sauber e Williams) e 20 pilotos. A McLaren é a atual campeã de construtores, e Max Verstappen, da Red Bull, o tetracampeão.
Além de Bortoleto, estreiam Liam Lawson (AlphaTauri), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Oliver Bearman (Haas), Jack Doohan (Alpine) e Isack Hadjar (Red Bull). Houve grande movimentação de pilotos, com quase todas as equipes, exceto Aston Martin e McLaren, realizando mudanças.
Um evento especial de lançamento dos carros ocorrerá em 18 de fevereiro, em Londres. A pré-temporada oficial será de 26 a 28 de fevereiro, no Bahrein.
Colchete do pole position na reta de largada do Circuito de Melbourne, palco do GP da Austrália — Foto: George Hitchens/SOPA Images/LightRocket via Getty Images