O Náutico garantiu vaga no quadrangular da Série C antecipadamente, mas a definição dos grupos e da ordem dos jogos para a fase decisiva depende da última rodada, agendada para sábado.
Atualmente em terceiro lugar com 33 pontos, o Timbu deve integrar o mesmo grupo da Ponte Preta na próxima fase. A Macaca, vice-líder com a mesma pontuação, leva vantagem no número de vitórias e pode, no máximo, cair para a terceira posição.
A posição final do Náutico na primeira fase determinará a sequência de jogos no quadrangular.
Se o Náutico terminar em segundo lugar, vencendo seu jogo e a Ponte Preta não, a equipe de Hélio dos Anjos estará no Grupo C com a Macaca. A sequência de jogos seria fora, casa, fora, casa, fora, casa, estreando fora contra o sétimo colocado e finalizando em casa contra o mesmo adversário. Guarani e Brusque ocupariam as vagas de sexto e sétimo colocados atualmente.
Mantendo-se em terceiro, o grupo seria o mesmo, mas a sequência de jogos mudaria para fora, casa, casa, fora, fora, casa. A estreia seria fora contra o sexto colocado, e o último jogo em casa.
Apesar de improvável, o Náutico ainda pode terminar em quarto ou quinto lugar, caso perca para o Ituano em casa e Londrina e São Bernardo superem suas desvantagens no saldo de gols.
Se ficar em quarto, o Timbu integraria o Grupo B, com jogos fora, casa, casa, fora, fora, casa, estreando e finalizando contra o quinto colocado, atualmente o São Bernardo.
Em quinto, a sequência seria casa, fora, fora, casa, casa, fora.
Todos os jogos da última rodada da primeira fase ocorrem neste sábado. O Náutico enfrenta o Ituano nos Aflitos, aguardando os demais resultados.
Além do Náutico, Caxias, Ponte Preta, Londrina e São Bernardo já estão classificados. Guarani, Brusque, Ituano, Floresta, Botafogo-PB, Confiança, Figueirense, Ypiranga e Maringá disputam as três vagas restantes.
Retrô e Tombense já foram rebaixados, e ABC, Itabaiana, Anápolis, Maringá e CSA ainda correm risco de queda.
Marco Antônio se solta no ataque e vira artilheiro do Náutico