Após 26 anos, a McLaren conquistou o campeonato de construtores de 2024, o nono de sua história. Visando 2025, a equipe adotará uma abordagem mais agressiva no desenvolvimento do carro para brigar pelos títulos de pilotos e construtores.
Segundo Zak Brown, CEO da McLaren, a equipe está confiante e disposta a correr riscos no desenvolvimento do carro para a próxima temporada, que será a última com o regulamento atual. Brown afirmou: “Temos algumas coisas no carro do ano que vem que são um ‘risco corajoso'”.
O salto de desempenho da McLaren em 2024, com seis vitórias (quatro de Lando Norris e duas de Oscar Piastri), a melhor temporada desde 2012, veio após atualizações introduzidas no GP de Miami. Apesar do bom desempenho, a equipe reconhece erros que custaram pontos. Brown admitiu que a McLaren não estava totalmente preparada para o protagonismo na temporada, mas a experiência adquirida mudará a abordagem em 2025.
Com Norris e Piastri, Brown acredita que a McLaren tem dois pilotos capazes de disputar o campeonato mundial, algo que a equipe não almejava no início de 2024. A meta agora é clara: vencer os campeonatos de pilotos e construtores. Brown reconhece a forte concorrência de Mercedes, Ferrari e Red Bull, mas confia na equipe e nos pilotos. A última conquista da McLaren no mundial de pilotos foi com Lewis Hamilton em 2008. A equipe terminou 2024 com 666 pontos, apenas 14 à frente da Ferrari. A temporada 2025 da F1 começa em março, com o GP da Austrália.
Zak Brown, CEO da McLaren, no GP da Holanda de F1 — Foto: Dan Mullan/Getty Images