Marta e Debinha representam o Brasil entre as 26 jogadoras indicadas à Seleção Mundial Feminina da FIFPRO 2024. A premiação da FIFPRO, sindicato internacional de jogadores, desvinculou-se da FIFA, que organizará sua própria seleção.
Ambas atuam nos EUA: Marta, atacante do Orlando Pride, foi campeã da liga americana. Debinha é meio-campista do Kansas City Current. Compartilhando clube com Marta, a zambiana Barbra Banda, eleita Jogadora do Ano 2024 pela BBC, também concorre. Marta ainda disputa o Prêmio Marta de gol mais bonito. A espanhola Aitana Bonmatí, Bola de Ouro 2024, concorre com Debinha entre as meio-campistas.
A FIFPRO divulgará a Seleção Feminina no dia 9 de dezembro. O time ideal, composto por uma goleira, três defensoras, três meio-campistas e três atacantes, mais uma jogadora de linha extra, é escolhido por voto de mais de 7 mil jogadoras. O período avaliado compreende 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024, com mínimo de 20 jogos disputados.
Marta comemora após fazer um golaço na vitória do Orlando Pride sobre o Kansas City Current — Foto: Nathan Ray Seebeck-Imagn Images/Reuters