O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton, apresentou nesta quinta-feira (31) seu capacete para o Grande Prêmio de São Paulo. O modelo, inspirado no Brasil, traz as cores verde e amarelo e a bandeira nacional.
O capacete conta com elementos que remetem ao estilo de Ayrton Senna, incluindo um degradê verde com parte da bandeira brasileira e o famoso “S” de Senna. Na parte de trás, a frase “Still we Rise” (“Ainda assim, nós nos levantamos”), comum nos capacetes de Hamilton, aparece ao lado de uma bandeira do Brasil maior.
Hamilton publicou fotos em Interlagos nas redes sociais, escrevendo: “Não existe nenhum lugar como a casa”. O piloto é conhecido por criar capacetes especiais para o GP de São Paulo, demonstrando sua admiração por Senna e o Brasil. Em 2023, seu capacete trazia o Cristo Redentor; em 2021, tinha as faixas icônicas de Senna em tons de roxo.
Hamilton também chamou atenção ao usar uma camisa em homenagem a Senna no paddock, com o tricampeão, seu capacete e a frase “descanse em paz, Ayrton Senna”. Ele vestia ainda uma calça com a bandeira do Brasil. No sábado, ele participará de uma homenagem e pilotará o carro da McLaren que Senna usou para conquistar o título de 1990.
Hamilton: “As regras são as mesmas de 2021”
Em coletiva de imprensa, Hamilton comentou sobre as disputas acirradas entre Lando Norris e Max Verstappen, que resultaram em punições para ambos. O piloto britânico, que já viveu situações semelhantes com Verstappen em 2021, afirma que nada mudou desde então: “As regras são as mesmas de 2021. O que vimos em 2021 comigo e com Max vai acontecer até que alguém faça alguma mudança. E as pistas, com todas essas áreas de escape, não ajudam. Se fosse brita ou grama, eles não estariam saindo tanto da pista. Espero que eles façam mudanças para o ano que vem”.
Hamilton ressalta que suas opiniões sobre o assunto eram expressas desde 2021. Para ele, a situação atual se repete: “Tudo o que você tem que fazer é voltar no tempo e ouvir alguns dos meus comentários no rádio naquela época. Não é algo que eu quero me aprofundar, não tem nada a ver comigo no momento… claro, se eu estivesse na batalha, poderia me aprofundar mais sobre. Mas acho que não se vê muita diferença de 2021 pra cá, é basicamente igual”.
As atividades oficiais do GP de São Paulo começam na sexta-feira (1), com os treinos livres e a classificação sprint. O GP, que terá o formato sprint pela quarta vez consecutiva, é a 21ª etapa da temporada. Max Verstappen lidera o campeonato com 362 pontos, seguido por Lando Norris (315) e Charles Leclerc (291).
Lewis Hamilton segura o capacete que vai usar no GP de São Paulo — Foto: Reprodução/Mercedes