Depois de sete anos sem brasileiros na Fórmula 1, desde a saída de Felipe Massa em 2017, a espera finalmente acabou: Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi confirmado como piloto da Sauber para a temporada de 2025, trazendo de volta a bandeira do Brasil à elite do automobilismo.
Especulações sobre Bortoleto para o segundo assento da Sauber começaram em julho e aumentaram após o GP de São Paulo deste ano. Ele irá ocupar o lugar de Valtteri Bottas e fará dupla com Nico Hulkenberg, que deixará a Haas para se juntar à equipe suíça em 2025.
Atual líder do campeonato de Fórmula 2 e vencedor da Fórmula 3 em 2023, Bortoleto já possui 30 pontos necessários para a superlicença, exigida para competir na F1. Mesmo que ele não conquiste o título da F2, ele só precisaria terminar ao menos em sexto lugar para garantir os dez pontos restantes.
Natural de São Paulo, Bortoleto será o 32º piloto brasileiro a competir na F1, o primeiro desde Pietro Fittipaldi, que correu em 2020 nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi como substituto de Romain Grosjean, e o primeiro a participar de uma temporada completa desde Felipe Massa.
Desde 2022, ele é orientado por Fernando Alonso, através da empresa A14, e em 2023, juntou-se à Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por revelar grandes nomes da F1 como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri.
Gabriel Bortoleto no pódio da F2 na Itália, após vencer corrida principal da etapa de Monza em 2024 — Foto: James Sutton – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images