Ex-zagueira do Bahia na Seleção Brasileira

Vitória Calhau, ex-zagueira do Bahia e atualmente no Cruzeiro, foi convocada para defender a Seleção Brasileira em dois amistosos contra a Colômbia. Aos 24 anos, a atleta realiza o sonho de vestir a amarelinha em uma partida oficial.

Natural de São Paulo, Calhau iniciou no futsal, jogando pelo Clube Atlético Taboão da Serra (Cats) em 2017. No ano seguinte, transferiu-se para o futsal do Corinthians. Sua estreia no futebol de campo aconteceu na Chapecoense, o que a levou à Seleção Sub-20.

Em 2020, Calhau chegou ao Atlético-MG, onde enfrentou um momento difícil. Em sua apresentação, foi vítima de assédio por parte do mascote do clube. O caso gerou revolta e o funcionário foi afastado, mas deixou marcas em Calhau. Pouco tempo depois, ela rompeu o ligamento do joelho e ficou mais de um ano afastada dos gramados. Após seu retorno, foi dispensada.

“No meu antigo clube, eu não me sentia valorizada. As questões sobre o futebol feminino eram amadoras. Sobre o episódio do assédio, eu tinha medo de ser lembrada apenas por ele e não pelo meu futebol. Acabei me lesionando e, quando voltei, não tive oportunidade de treinar nem de jogar e acabei saindo”, disse a jogadora.

Em busca de recomeçar sua carreira, Calhau se transferiu para o São José e, em 2023, chegou ao Cruzeiro. No clube mineiro, ela encontrou apoio e estrutura, e viveu um período de sucesso. Em sua estreia, ajudou o time celeste a chegar às quartas de final do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história.

Calhau também conquistou o Campeonato Mineiro, vencendo o Atlético por 1 a 0 na final. Em 2024, repetiu a campanha no Brasileirão e chegou à primeira final nacional com o Cruzeiro, enfrentando o Corinthians na Supercopa do Brasil. A equipe foi vice-campeã, e Calhau se destacou pela postura firme diante da melhor equipe feminina do país.

“Sem o Cruzeiro, eu não teria chegado à Seleção. Aqui eu tenho companheiras ótimas, que fizeram com que eu conseguisse me destacar e ser convocada”, afirmou a jogadora.

Calhau já havia sido convocada para a Seleção Brasileira na preparação para as Olimpíadas, onde ajudou a equipe a conquistar o vice-campeonato. Agora, em sua segunda convocação, ela terá a chance de entrar em campo com a amarelinha.

“Estou muito feliz. Na primeira convocação, fui pega de surpresa e fiquei fora de mim. Foi um sonho de criança sendo realizado em tão pouco tempo de futebol. Agora, na segunda convocação, estou indo mais calma, mais tranquila. Com a sensação de que agora eu posso entrar, vou treinar, vou fazer o meu melhor. Se eu conseguir jogar, vou fazer o meu melhor. Estou muito feliz”, declarou Calhau.

Em uma nova fase da carreira, a jogadora sonha em disputar a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil.

“Espero grandes coisas. Mas fico mais de boa pensando que talvez eu vá ou não. Tem atletas que tem o potencial de ir (`Seleção) que não tiveram a oportunidade de ir ainda, mas que até 2027 podem estar neste ciclo. Se eu for, vou estar muito feliz, mas se não for, seguirei trabalhando para uma próxima oportunidade”, finalizou Calhau.

Vitória Calhau batendo pênalti contra o Palmeiras pelo Brasileirão Feminino — Foto: Cruzeiro

Publicações Relacionadas

  • All Post
  • Bahia
  • Esportes
  • Futebol
  • Vitória

Mais lidas

Categories

Tags

Edit Template

Mais lidas

© 2024 DiarioSports 

Find Your Way!

Categories

Tags