O mundo do boxe se despediu de Maguila, um dos seus maiores nomes, nesta quinta-feira. Entre os que lamentaram sua perda está Elias Santos, artista plástico e primo do ex-pugilista.
Elias, responsável pela escultura de Maguila exposta no Memorial de Sergipe desde o final de 2023, falou sobre o longa-metragem “Maguila — O que é forjado na dor vive para sempre”, que contará a história do ex-atleta e tem lançamento previsto para 2025.
“Fizemos a escultura de quase três metros para o memorial e vou lutar para ter uma na Orla da Atalaia também”, disse Elias. “Maguila é um personagem emblemático e, no que depender de nós da família, a história dele não será esquecida. Também ganhamos um edital da Lei Paulo Gustavo para um longa-metragem sobre ele.”
Elias e Maguila cresceram próximos no Bairro Santos Dumont, em Aracaju. A mãe de Elias chegou a ser professora de Maguila quando ele era criança. “Nós morávamos em sítios vizinhos, e minha mãe chegou a ser professora dele antes da mudança para São Paulo. Temos seis anos de diferença de idade e tivemos muitas histórias na infância”, contou Elias.
Após a fama de Maguila no boxe, os primos se reencontraram. O ex-pugilista costumava levar luvas e materiais para as crianças brincarem durante suas visitas a Sergipe. “Ele trazia luvas usadas e nos incentivava no boxe. Ele não era muito de nos ensinar a técnica, mas dizia ‘Toque a porrada aí’, que era muito do jeito irreverente dele. Além disso, ele costumava levar todo mundo para passear pelo centro da cidade e pela praia e pagava sorvete para todo mundo”, relembrou Elias.
O Memorial de Sergipe abriga uma sala dedicada a Maguila, a “Notáveis Sergipanos”, com luvas, cinturões e a escultura gigante feita por Elias. A sala foi inaugurada junto com a nova sede do Memorial, no final de 2023.
Maguila nasceu em Aracaju, em 11 de julho de 1958. Em 17 anos de carreira, acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico.
Ele pendurou as luvas em 2000, após ser nocauteado por Daniel Frank em sua última luta.
Elias Santos, primo de Maguila, ao lado de estátua feita por ele que está no Memorial de Sergipe, em Aracaju — Foto: Arquivo pessoal