O Nottingham Forest desafia o líder Liverpool na Premier League nesta terça-feira, às 17h (horário de Brasília). A equipe, única a vencer os Reds até o momento no campeonato, ocupa a terceira posição, seis pontos atrás do Liverpool (que tem um jogo a menos), e busca se aproximar da liderança.
Em excelente fase, o Forest vem de seis vitórias consecutivas no Inglês, sem sofrer gols nas últimas quatro partidas. Essa sequência, a melhor da equipe na primeira divisão desde 1966/67, rendeu 21 pontos nas últimas oito rodadas, superando Liverpool, Arsenal, Bournemouth, Newcastle e Chelsea. Com 40 pontos, o time já ultrapassou sua pontuação da temporada passada (32*, 17º lugar).
*O Nottingham Forest perdeu quatro pontos na temporada 2023/24 por infringir o Fair Play Financeiro.
A solidez defensiva é a chave do sucesso do time comandado por Nuno Espírito Santo. Com um jogo direto, baseado em contra-ataques, o Forest sofreu apenas 19 gols (menor número ao lado do Arsenal) e não sofreu gols em 45% dos jogos (9 de 20), a melhor marca da liga. Nenhum gol sofrido originou-se de erro individual. O zagueiro Morato, um dos quatro brasileiros do elenco, destaca a mentalidade da equipe e a preparação tática de Nuno Espírito Santo como fatores determinantes. O Forest costuma sair na frente: em 16 de 20 jogos abriu o placar.
Além de Morato, o elenco conta com o volante Danilo (recuperado de lesão), o goleiro Carlos Miguel e o zagueiro Murillo. Com a entrada de Morato, o esquema tático 4-4-2, geralmente utilizado, passa para uma linha de três zagueiros. O clube investiu mais de 431,5 milhões de euros em reforços nas últimas três temporadas, mas sua folha salarial é apenas a 14ª da liga. Recentemente, o proprietário Evangelos Marinakis converteu 72 milhões de libras de dívida em capital social.
A vitória sobre o Liverpool por 1 a 0 em Anfield, na estreia de Morato, reforça a capacidade do Forest de competir com os líderes. Campeão inglês em 1977/78 e bicampeão da Champions (1979 e 1980), o time busca seu primeiro título da Premier League. De volta à elite em 2022, realiza sua melhor campanha em cinco anos. O técnico do Liverpool, Arne Slot, reconhece o Forest como um concorrente ao título.
Nottingham Forest, de Chris Wood (ao centro), briga pelas primeiras posições da Premier League — Foto: Getty Images