A Confederação Brasileira de Futebol concluiu uma viagem de dez dias pela Europa, que incluiu visitas a ligas de Inglaterra, Alemanha e Espanha. A comitiva, formada por representantes da maioria dos clubes das Séries A e B, além de todas as federações estaduais, teve como objetivo principal o intercâmbio de ideias e experiências para o desenvolvimento do futebol brasileiro a partir de 2026.
Durante a viagem, os participantes discutiram temas considerados emergenciais, como o fair-play financeiro e questões de arbitragem. Além disso, a unificação do debate para a criação de uma liga envolvendo os grupos Libra e LFU foi apontada como determinante para o sucesso do projeto.
Dos 40 clubes das Séries A e B, apenas três não participaram da viagem: Fortaleza, Ponte Preta e São Paulo. A comitiva, formada por 65 nomes, incluiu representantes das federações e dirigentes da CBF, o que ajudou a apaziguar arestas do período eleitoral.
A viagem incluiu debates e palestras com representantes das federações e ligas europeias, como a Premier League, Bundesliga e La Liga. O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou a importância da troca de experiências sobre temas importantes para o futebol internacional e nacional.
A expertise das ligas mais bem-sucedidas no mundo na conexão com as federações locais foi apontada como um dos pontos mais relevantes da viagem. No Brasil, o debate sobre a criação de uma liga ainda é restrito aos direitos de transmissão e sua divisão de cotas.
O vice-presidente da CBF, Gustavo Dias Henrique, destacou a importância do intercâmbio para ampliar o debate sobre a criação de uma liga. Ele ressaltou que os países visitados têm uma boa relação entre as ligas e as federações, cada um com sua particularidade.
Durante a viagem, os dirigentes brasileiros tiveram contato direto com clubes como o Eintracht Frankfurt e o Stuttgart, na Alemanha, e participaram de eventos na Bundesliga. A última reunião foi com o presidente de La Liga, Javier Tebas.
Agora, o grupo volta suas atenções para os clubes e o início do Brasileirão, que começa na próxima quarta-feira, dia 28. Será a primeira vez desde a implementação do formato de pontos corridos que a competição começará em janeiro.
Confira como foi a visita da CBF ao CT que receberá a seleção brasileira nos EUA





