No início de 2023, Cauly era a peça fundamental do Bahia, protagonista na luta contra o rebaixamento. Sua performance chamou a atenção do Palmeiras, que chegou a negociar com o meia. Em janeiro, o Bahia renovou seu contrato até 2028.
No entanto, a expectativa em torno do jogador deu lugar a críticas e vaias em 2024. Cauly se tornou um dos jogadores mais vaiados na derrota para o São Paulo.
O técnico Rogério Ceni, em diversas entrevistas, se viu obrigado a explicar a situação de Cauly e defender o sistema tático do Bahia, que, segundo ele, foi construído para potencializar o jogador. Ceni garante que Cauly não tem substituto no elenco e que seu papel no time é diferente dos demais.
Cauly, por sua vez, afirma que o sistema não prejudica seu desempenho, destacando que o elenco do Bahia em 2024 é mais qualificado e conta com outros meias de destaque, como Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Jean Lucas.
Apesar de ter superado o número de jogos em relação a 2023, Cauly tem menos participações em gols neste ano. Apesar disso, ele considera a temporada positiva.
O jogador terá uma nova chance de conquistar a torcida neste sábado, quando o Bahia enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul.
Cauly festeja gol pelo Bahia sobre o Botafogo — Foto: Letícia Martins/EC Bahia