Ousmane Dembélé conquistou a Bola de Ouro, elevando a França ao patamar da Argentina como os países com mais vitórias na premiação, totalizando oito cada. Lionel Messi, astro do Inter Miami, detém sozinho todos os troféus da Argentina, enquanto a França distribui suas conquistas entre seis jogadores.
Raymond Kopa, Michel Platini, Jean-Pierre Papin, Zinedine Zidane, Karim Benzema e agora Dembélé representam a diversidade do talento francês, consolidando a França como a nação com o maior número de vencedores diferentes na história do prêmio. Alemanha e Itália seguem com cinco jogadores cada.
Criada em 1956 pela revista France Football, a Bola de Ouro inicialmente premiava o melhor jogador europeu. Stanley Matthews, do Blackpool, foi o primeiro vencedor. Em 1995, a premiação abriu-se a jogadores de qualquer nacionalidade atuando na Europa, e atualmente não há restrições, embora todos os vencedores tenham jogado em clubes europeus.
Zidane (1998) e Benzema (2022) também foram premiados, marcando momentos históricos para o futebol francês. A vitória de Messi em 2023 deu à Argentina a liderança isolada, mas Dembélé igualou novamente o recorde. Em número de jogadores premiados, a França agora lidera isoladamente.
Gringolândia debate prêmio de melhor do mundo conquistado por Dembélé






