O Bahia terá pela frente o América de Cali na fase de repescagem da Copa Sul-Americana. A equipe baiana conquistou essa vaga após terminar como o quarto melhor terceiro colocado na fase de grupos da Copa Libertadores. Já os colombianos chegaram até aqui sendo o quinto melhor segundo colocado da Sul-Americana. A classificação para as oitavas de final será definida em dois jogos — ida e volta.
A Conmebol ainda não definiu os horários exatos das partidas, mas as datas-base estão previstas para os dias 16 e 23 de julho. De acordo com o regulamento, o Bahia será o mandante na primeira partida, jogando na Arena Fonte Nova, enquanto o confronto decisivo acontecerá em Cali.
O América de Cali avançou na competição ao eliminar o Junior Barranquilla na fase preliminar. Na sequência, os colombianos enfrentaram Huracán, Corinthians e Racing do Uruguai na fase de grupos. Ao todo, somaram oito pontos em seis partidas, com uma campanha invicta composta por uma vitória e cinco empates — incluindo dois empates por 1 a 1 com o Corinthians.
Pelo Campeonato Colombiano, o time terminou a fase classificatória na liderança entre os 20 participantes da elite nacional. Agora, disputa o quadrangular decisivo em busca do título. Até o momento na temporada, os “Diabos Vermelhos” disputaram 27 jogos, com 12 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas. A última derrota foi em 19 de abril, há nove partidas.
A Conmebol implementou um novo formato em 2023, que inclui uma fase de repescagem antes das oitavas de final da Sul-Americana. Nessa etapa, se enfrentam os oito segundos colocados da fase de grupos da Sul-Americana e os oito terceiros colocados da Libertadores. Os vencedores dos confrontos avançam para as oitavas, onde encaram os líderes dos grupos da Sula.
A ordem dos duelos é definida com base no desempenho dos clubes em seus respectivos grupos: o melhor segundo colocado da Sul-Americana enfrenta o pior terceiro da Libertadores, e assim por diante. Por isso, o América de Cali, quinto entre os segundos colocados, medirá forças com o Bahia, quarto entre os terceiros da Libertadores.
Além disso, o regulamento determina que os clubes oriundos da Sul-Americana tenham o direito de decidir a classificação jogando em casa. Em caso de empate no placar agregado ao fim dos dois jogos, a vaga será decidida por disputa de pênaltis.