Bahia alcança média histórica para Libertadores com aproveitamento atual

Rogério Ceni já expressou em entrevista que o grande objetivo do Bahia é disputar uma noite de Libertadores em 2025. Apesar da equipe tricolor passar por um momento de instabilidade, com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, o atual desempenho ainda se mantém dentro da média histórica necessária para alcançar essa meta na temporada.

Após 27 rodadas, o Bahia acumulou 42 dos 81 pontos possíveis, com um aproveitamento de 51,8%. Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 67 pontos garantem a classificação para a Libertadores.

Para alcançar essa pontuação, o Bahia precisa somar mais 25 pontos nas próximas 11 rodadas, o que representa um desempenho de 75,7%. No entanto, essa é uma missão difícil para o time, que tem enfrentado oscilações nos jogos fora de casa e ainda terá confrontos contra adversários diretos como Flamengo, Cruzeiro, Vasco, Palmeiras e São Paulo. Há, porém, alternativas mais tranquilas que podem favorecer o time de Rogério Ceni.

Com 61 pontos, por exemplo, a UFMG estima 95,4% de chances de classificação. Nesse cenário, o Bahia precisaria somar 19 pontos e alcançar um rendimento de 57%, próximo ao que tem atualmente. Além disso, a média histórica dos times que terminaram em 6º lugar desde que o Brasil passou a ter vaga na Pré-Libertadores é de 59 pontos. Para atingir essa marca, o Bahia precisaria manter seu aproveitamento de 51,8%, o que lhe daria os 17 pontos necessários. Com essa pontuação, a UFMG calcula 76,9% de chance de classificação.

Ao final da 27ª rodada, o Bahia tinha 43,1% de chances de garantir uma vaga na competição continental. Outro fator que pode beneficiar o time é a abertura de mais vagas por meio do Campeonato Brasileiro, dependendo dos campeões da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil em 2024, podendo o G-6 se transformar em G-7, G-8 e até G-9, embora esse último seja mais improvável.

No entanto, o G-8 é uma possibilidade real, já tendo ocorrido em quatro edições: 2017, 2020, 2021 e 2022, com uma média de 58 pontos. Nesse caso, o Bahia precisaria somar apenas 16 dos 33 pontos restantes, com um aproveitamento de 48%, abaixo do atual.

Agora, cabe ao Bahia cumprir seu papel dentro de campo, com a chance de se aproximar ainda mais da Libertadores no próximo domingo, às 18h30, quando enfrentará o Criciúma na Arena Fonte Nova.

Rogério Ceni conversa com trio de meio-campo do Bahia Jean Lucas, Caio Alexandre e Everton Ribeiro — Foto: Tiago Caldas/EC Bahia

Publicações Relacionadas

  • All Post
  • Bahia
  • Esportes
  • Futebol
  • Vitória

Mais lidas

Categories

Tags

Edit Template

© 2024 DiarioSports 

Find Your Way!

Categories

Tags