São Paulo questiona decisão do STJD sobre jogo contra o Fluminense
O São Paulo questionou a decisão do STJD que negou o pedido de anulação do jogo contra o Fluminense, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube carioca venceu a partida por 2 a 0.
Apesar de acatar a decisão do tribunal, o São Paulo acredita que o episódio deve gerar mudanças na arbitragem nacional, apontando a crise que atinge o futebol brasileiro. O clube argumenta que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu “erro de direito” no primeiro gol do Fluminense e pede revisão do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para atualização com a tecnologia do VAR.
O STJD reconheceu o erro de direito, mas decidiu que o lance não teve impacto suficiente para anular o jogo.
O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, considerou o pedido do São Paulo sem fundamento e defendeu a decisão do STJD.
O lance em questão envolve uma disputa de bola entre Calleri e Thiago Santos. O árbitro marcou falta em Calleri, mas deu vantagem ao Fluminense. Thiago Silva, porém, entendeu que a falta havia sido marcada, colocou a mão na bola e a recolocou em jogo. Kauã Elias marcou o gol na sequência da jogada.
O São Paulo argumenta que Zanovelli deveria ter marcado falta em Thiago Silva e anulado o gol após dar a vantagem.
O caso gerou troca de críticas entre os clubes, com Mário Bittencourt e Julio Casares, presidentes do Fluminense e São Paulo, respectivamente, trocando farpas.
Luiz Gustavo e Calleri lamentam em Fluminense x São Paulo — Foto: André Durão