Aniversário do Leão! Vitória completa 126 anos de História

Na terça-feira, 13 de maio de 2025, o Esporte Clube Vitória comemora 126 anos de existência em um momento de renovação institucional e esportiva. O triunfo por 2 a 1 sobre o Vasco, no último sábado (10), no Barradão, válido pela oitava rodada do Brasileirão, foi visto como um presente antecipado para o torcedor rubro-negro.

Fundado em 13 de maio de 1899, o clube atravessa um processo de recuperação após a queda à Série C em 2021. Desde então, o Leão da Barra conquistou seu primeiro título nacional com o título da Série B em 2023, retomou a hegemonia estadual com o Campeonato Baiano de 2024 e voltou ao cenário continental, disputando a Copa Sul-Americana em 2025.

A história do Vitória começou no bairro do Corredor da Vitória, idealizado pelos irmãos Arthur e Arthêmio Valente. Inicialmente criado como um clube de críquete, o futebol foi incorporado em 1902, junto com outras modalidades como natação, atletismo e remo.

Reconhecido como o clube mais antigo do Nordeste e o primeiro fundado exclusivamente por brasileiros, o Vitória acumula 30 títulos estaduais e quatro conquistas da Copa do Nordeste (1997, 1999, 2003 e 2010). Também contabiliza o título regional do Torneio José Américo de Almeida Filho, conquistado em 1976, embora não seja reconhecido oficialmente pela CBF.

Entre os momentos marcantes do clube estão os vice-campeonatos do Brasileirão de 1993 e da Copa do Brasil de 2010, além do terceiro lugar em 1999 e o quinto em 2013, no Campeonato Brasileiro da Série A.

O clube também é conhecido por sua base formadora, apelidada de “Fábrica de Talentos”, que revelou nomes como Bebeto, Dida, Vampeta, David Luiz, Hulk, Gabriel Paulista, entre outros. Entre os ídolos que vestiram a camisa rubro-negra estão Ramon Menezes, Petkovic, André Catimba e Viáfara.

Um ponto de virada na trajetória do clube foi a inauguração do Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em 1986. Desde então, o Vitória conquistou a maioria dos seus títulos baianos e todos os títulos da Copa do Nordeste, além da Série B. O estádio faz parte de um complexo esportivo que abriga centro de treinamento, academia e alojamentos para os atletas.

No final de 2024, o clube iniciou os trâmites para se transformar em SAF (Sociedade Anônima do Futebol), firmando parceria com a CSMV Advogados. Apesar de ter sido contra essa mudança enquanto o clube ainda estava em divisões inferiores, o presidente Fábio Mota defende o debate sobre a SAF neste novo momento da instituição.

Em campo, a temporada de 2025 traz resultados mistos. O Vitória já está nas quartas de final da Copa do Nordeste, mas foi eliminado precocemente da Copa do Brasil após derrota para o Náutico. No Campeonato Baiano, perdeu a final para o Bahia. Pela Sul-Americana, a equipe ocupa o terceiro lugar do Grupo B, e enfrenta o Cerro Largo nesta quarta-feira (14), no Uruguai, em jogo decisivo. No Brasileirão, o time é o 14º colocado, com nove pontos, e tem um clássico pela frente contra o Bahia, no próximo domingo (19), na Arena Fonte Nova.

Imagem: Victor Ferreira/EcVitoria

Publicações Relacionadas

  • All Post
  • Bahia
  • Esportes
  • Futebol
  • Vitória

Mais lidas

  • All Post
  • Futebol
  • Esportes

Categories

Tags

Edit Template

Mais lidas

© 2024 DiarioSports 

Find Your Way!

Categories

Tags