Andrey Santos, meia do Strasbourg, vive o melhor início de temporada da carreira. Após passar por Chelsea e Nottingham Forest, o jovem de 20 anos analisou sua experiência na Premier League no podcast Ubuntu Esporte Clube.
Em entrevista, Andrey falou sobre a adaptação ao futebol europeu, dando dicas a Estêvão, promessa do Palmeiras que irá para o Chelsea em 2025. Ele também destacou as diferenças entre os campeonatos do Brasil e da Europa, mencionando a importância do apoio familiar e de um staff profissional.
Sobre sua passagem pela Premier League, Andrey disse: “Foi tudo muito novo para mim. Eu estava bem fisicamente, mas não ia ter tanta minutagem. Optei por sair, para jogar no Nottingham Forest, e não foi tudo como eu esperava. No Strasbourg, encontrei minha melhor performance e mostrei meu futebol para toda a Europa.”
Ele aconselhou Estêvão: “Se eu tivesse a oportunidade, diria para ele vir com um staff, porque isso facilita a adaptação. Não deixe de trabalhar e tenha mentalidade forte.”
Comparando os campeonatos, Andrey disse: “A maior diferença é a intensidade. A qualidade do futebol brasileiro é altíssima, mas falta um pouco mais de intensidade comparando com a Europa.”
Andrey espera uma chance no Chelsea e sonha com a Seleção Brasileira. “É objetivo depois desse empréstimo. É como eu falei em relação à seleção brasileira, eu performando bem, as coisas vão acontecer naturalmente.”
O jogador também refletiu sobre as pressões do futebol: “Eu sempre converso muito com meus pais. A gente acaba não vendo os bastidores. As pessoas têm que olhar um pouco mais pros bastidores, e não só para o glamour. O futebol é muita pressão.”
Andrey Santos em ação pelo Strasbourg no Campeonato Francês — Foto: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images