No GP do Catar, Lando Norris cedeu a vitória da corrida sprint a Oscar Piastri na reta final. O gesto foi um retorno ao favor concedido por Piastri no GP de São Paulo.
Norris confirmou a estratégia após a corrida: “Sabia que Russell (terceiro colocado) estava perto. Depois do Brasil, planejei isso. Achei que era o melhor, apesar da equipe pedir para eu não fazer.”
Em Interlagos, Piastri liderou a sprint e cedeu a posição para Norris após pedidos pelo rádio. A McLaren, buscando o título de pilotos para Norris, flexibilizou sua “regra papaia” que prioriza a disputa interna. Norris somou pontos importantes, mas um desempenho ruim na corrida principal, somado à vitória de Verstappen, praticamente encerrou suas chances de título.
Com o foco deslocado para o campeonato de construtores, onde a McLaren lidera, Piastri foi liberado da prioridade a Norris antes do GP de Las Vegas, onde Verstappen confirmou o título.
Norris, então, retribuiu o gesto de Piastri no Catar. “Sinceramente, não me importo [com a vitória na sprint]. Não estou aqui para vencer corridas sprint, estou aqui para vencer corridas e o campeonato”, afirmou.
A classificação para o GP do Catar acontece no sábado, seguida pela corrida no domingo.
Lando Norris e Oscar Piastri após corrida sprint no GP do Catar — Foto: Mark Thompson/Getty Images