O Itamaraty está em contato com a embaixada do Uruguai para avaliar o pedido de veto à presença de torcedores do Botafogo no jogo contra o Peñarol, em Montevidéu, válido pela semifinal da Libertadores.
O ministro do interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, solicitou à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) que a partida seja realizada com torcida única, alegando que não há condições de segurança para os torcedores visitantes após os conflitos no Rio de Janeiro.
O pedido, que contraria as regras da Conmebol, foi feito em um ofício e justificado por “razões de segurança”. A AUF e o Peñarol concordam com a decisão, argumentando que não há segurança suficiente para os torcedores do Botafogo.
A Conmebol ainda não se manifestou sobre o pedido. Caso seja confirmado, o clube uruguaio pode sofrer punições, como multa de US$ 20 mil e sanções adicionais. O regulamento da Libertadores prevê a venda de 4 mil ingressos para a torcida visitante na semifinal e exige que a não entrada do público visitante seja comunicada com oito dias de antecedência.
Se a Conmebol entender que o estádio não oferece segurança para todos os torcedores, a troca da arena para um local de maior capacidade pode ser considerada.
Gramado do Campeón del Siglo estava em boas condições — Foto: Fred Gomes