Cabo Verde assegurou sua vaga inédita na Copa do Mundo ao derrotar Essuatíni por 3 a 0 nesta segunda-feira. A vitória, com gols de Livramento, Semedo e Stopira, garantiu a qualificação da seleção como a 22ª equipe a participar do torneio.
O feito histórico também coloca Cabo Verde como o segundo país menos populoso a disputar um Mundial, com 525 mil habitantes, superado apenas pela Islândia em 2018.
Líder do Grupo D, Cabo Verde abriu o placar aos três minutos do segundo tempo com Livramento, seguido por Semedo seis minutos depois. Stopira selou a vitória nos acréscimos.
Além de Cabo Verde, Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia também representam a África na Copa de 2026. As últimas vagas africanas serão definidas nos jogos restantes das eliminatórias, com os melhores segundos colocados disputando a repescagem.
Até o momento, Canadá, Estados Unidos, México, Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia, Austrália, Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai e Nova Zelândia também confirmaram suas participações. As vagas restantes serão preenchidas pelas seleções europeias e pelos vencedores das repescagens.
Fifa apresente a “Trionda”, Bola oficial da Copa do Mundo de 2026







