Marrocos pode se tornar a primeira seleção africana classificada para a Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira. A vaga será confirmada se vencer Niger em casa e a Tanzânia não derrotar o Congo fora. Um empate marroquino combinado com derrota tanzaniana também garante a classificação.
Com a retirada da Eritreia, o Grupo E tem apenas cinco seleções, reduzindo o número de jogos. Marrocos lidera com 15 pontos, seguido pela Tanzânia com nove.
Egito também está próximo da classificação. Liderando o Grupo A com 16 pontos, contra 11 de Burkina Faso, pode ampliar a vantagem caso vença a Etiópia e Burkina Faso perca para Djibouti.
Na liderança do Grupo C, a África do Sul tem 13 pontos. Uma vitória sobre o Lesoto, combinada com um empate entre Zimbábue e Benin e um revés da Nigéria, aumentaria suas chances de classificação.
A Copa de 2026 já tem 16 seleções confirmadas: Canadá, Estados Unidos e México (países-sede), Nova Zelândia (Oceania), Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão (Ásia), Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai (América do Sul).
As Eliminatórias seguem em andamento nas demais confederações, com vagas ainda em disputa. Na América do Sul, resta uma vaga para a repescagem. Na Ásia, duas vagas diretas e uma para a repescagem serão decididas em outubro. A América do Norte, Central e Caribe estão no início da terceira fase. A Europa tem seis grupos iniciando a disputa e outros seis com quatro rodadas já realizadas.
Donald Trump anuncia a data do sorteio da Copa do Mundo de 2026; veja