Inicialmente relegado à reserva, o zagueiro Zé Marcos ascendeu ao protagonismo no Vitória, integrando o sistema defensivo da equipe. No recente triunfo por 1 a 0 sobre o Bragantino, o defensor alcançou sua maior sequência como titular na temporada, sendo eleito o melhor em campo e contribuindo, de forma fortuita, para o gol decisivo de Renato Kayzer.
Zé Marcos chegou ao Vitória em janeiro, buscando disputar posição com Wagner Leonardo. O histórico de trabalho com o então técnico Thiago Carpini, durante sua passagem pelo Juventude, era um fator favorável.
Apesar das oportunidades iniciais, o zagueiro não conseguiu se firmar. Dados do Sofascore indicam que, até o início do Campeonato Brasileiro, ele acumulou sete erros que resultaram em finalizações adversárias em nove partidas.
A desconfiança era tanta que Carpini chegou a optar por uma defesa com três jogadores destros, preterindo Zé Marcos, mesmo após a saída de Wagner Leonardo. Essa escolha ocorreu na final do Campeonato Baiano contra o Bahia e em um jogo contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste.
A performance de Zé Marcos melhorou significativamente no Campeonato Brasileiro. Desde o início da Série A, ele não cometeu falhas graves em 16 partidas, consolidando sua posição na equipe titular.
O zagueiro vive sua maior sequência de jogos como titular, com oito partidas consecutivas, sob o comando de Carpini e Carille, sofrendo apenas quatro gols nesse período. Ele ocupa o segundo lugar entre os zagueiros com mais jogos pelo Vitória, atrás apenas de Lucas Halter.
Em 25 jogos na temporada, Zé Marcos atuou por 2026 minutos, sofrendo 18 gols (uma média de um gol a cada 113 minutos). A equipe obteve oito vitórias, 11 empates e seis derrotas com ele em campo, representando um aproveitamento de 46,7%. Ele também contabiliza duas assistências, o maior número em sua carreira.
Após a partida contra o Bragantino, Zé Marcos expressou sua satisfação com a evolução e adaptação ao clube e à cidade, manifestando o desejo de continuar contribuindo para o sucesso do Vitória.
No último jogo, Zé Marcos realizou cinco cortes, bloqueou um chute, interceptou duas jogadas e efetuou um desarme.
Ao lado de Lucas Halter, ele forma a dupla de zaga mais utilizada pelo Vitória nesta temporada. Ambos participaram do gol de Kayzer contra o Bragantino, com Halter desviando a bola de cabeça para o chute certeiro do atacante.
Zé Marcos terá a oportunidade de manter a boa fase nesta quarta-feira, contra o Sport, em partida válida pela 16ª rodada da Série A, no Barradão.
Aos 8 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Renato Kayzer do Vitória contra o Bragantino