O zagueiro do Bahia, Gabriel Xavier, ensina colegas a lidar com o dinheiro
O alto salário dos jogadores de futebol atrai muitos jovens, mas saber lidar com o dinheiro é crucial. O zagueiro do Bahia, Gabriel Xavier, de 23 anos, não só planeja suas próprias finanças como também ajuda seus colegas de time.
“Na nossa profissão, a aplicação financeira é crucial, pois a carreira é curta”, afirma Gabriel. “Vemos muitos jogadores multicampeões quebrados por investimentos e decisões erradas”.
O interesse de Gabriel por finanças surgiu durante a pandemia, em 2020, quando ele jogava no FC Famalicão, em Portugal. Ele se interessou por investimentos após uma conversa com sua prima, que trabalha em um banco. “As ações estavam baratas, e eu fui atrás de informações no Youtube”, conta.
Gabriel diversifica seus investimentos e virou um “assessor” informal para o elenco do Bahia, especialmente para seu amigo Rezende. “Gosto de conversar com os meninos sobre o assunto”, diz Gabriel. “O Rezende me pergunta antes de investir: ‘E aí, irmão, posso investir?'”.
O planejamento financeiro é fundamental, mas não é uma realidade comum no futebol. O planejador financeiro Raphael Carneiro defende a educação financeira desde a infância. “Não se trata apenas de ganhar muito dinheiro, mas de entender juros, crédito, empréstimos e golpes”, explica Carneiro.
Gabriel acredita que o ganho rápido pode levar os jogadores a decisões erradas. Ele defende a participação dos clubes na educação financeira dos atletas. “Os meninos vêm de famílias humildes e não têm conhecimento para investir o dinheiro que ganham rapidamente”, afirma. “Os clubes precisam ensinar o básico, como a renda fixa”.
O Bahia já realiza palestras sobre educação financeira para as categorias de base e o time feminino. Carneiro alerta para os riscos do “conto do dinheiro fácil” e dá cinco dicas para começar a investir:
1. **Definir objetivos:** Isso te ajuda a organizar os investimentos e manter a disciplina.
2. **Respeitar os limites:** Avalie sua capacidade de risco para evitar erros.
3. **Estudar, mas não copiar:** Buscar informações, mas não imitar outros investidores.
4. **Começar aos poucos:** Invista gradualmente e avalie os resultados.
5. **Automatizar:** Isso garante a consistência e o investimento ao longo do tempo.
Com os olhos voltados para o futuro, Gabriel Xavier tem compromisso com o Bahia no dia 18 deste mês, contra o Cruzeiro.
Gabriel Xavier, zagueiro do Bahia, lê livro sobre investimentos — Foto: Renan Pinheiro






