O Bahia tem um desafio importante neste domingo, na Arena Fonte Nova, quando enfrenta o Criciúma. O time baiano nunca foi derrotado pelo Tigre jogando em Salvador, acumulando seis vitórias e cinco empates em confrontos realizados na capital baiana.
Desde 1995, o Criciúma já visitou o Bahia em competições como o Campeonato Brasileiro (Séries A, B e C) e a Copa do Brasil, mas nunca conseguiu sair de Salvador com uma vitória.
O Bahia vem de uma sequência de quatro triunfos consecutivos contra o Criciúma em casa. Em 2024, os dois clubes já se enfrentaram na Copa do Brasil, com vitória do Esquadrão. Entretanto, o confronto mais lembrado dessa série aconteceu em 2022, quando Matheus Davó marcou dois gols e o Bahia, mesmo com um jogador a menos, virou a partida pela Série B.
No histórico geral, o Bahia também tem vantagem, com dez vitórias em 25 partidas contra o Criciúma. O Tigre venceu sete vezes, e os outros oito confrontos terminaram empatados.
No Campeonato Brasileiro, o equilíbrio entre as equipes é maior. Até o momento, Bahia e Criciúma estão empatados no número de vitórias: três para cada lado, além de cinco empates. O confronto deste domingo, válido pela 28ª rodada da Série A, às 18h30, pode desempatar esse retrospecto. O Bahia busca subir na tabela e se aproximar do G-6, enquanto o Criciúma tenta se afastar da zona de rebaixamento.
Além do histórico favorável contra o Criciúma, o Bahia se destaca pelo ótimo desempenho como mandante, com um aproveitamento de 74% na Série A, sendo o quarto melhor time em casa. Já o Criciúma, mesmo fora de seus domínios, também tem mostrado competitividade, com 33% de aproveitamento, o que o coloca como o nono melhor visitante da competição.
Everton Ribeiro em jogo contra o Criciúma, pela Copa do Brasil — Foto: Renan Oliveira/AGIF