A FIFA começou nesta quarta-feira as visitas às doze cidades brasileiras candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. As inspeções serão realizadas entre 25 de setembro e 11 de outubro, e as cidades escolhidas serão divulgadas no início de 2025. A primeira parada foi no Rio de Janeiro, onde a equipe visitou o Maracanã.
A partir desta quinta-feira, um grupo de especialistas da FIFA seguirá para as outras 11 cidades candidatas, inspecionando estádios, transporte, aeroportos e infraestrutura técnica, além de aspectos como venda de ingressos e hospitalidade. A equipe avaliará as condições atuais dos estádios e indicará melhorias necessárias para atender aos padrões da competição.
Rhiannon Martin, responsável pela Copa do Mundo Feminina na FIFA, destacou que o Brasil apresentou 12 excelentes opções e que a competição para definir as cidades-sede será acirrada. Ela também afirmou estar ansiosa para ver a Copa do Mundo Feminina ser realizada na América do Sul pela primeira vez.
Um ponto importante das visitas é analisar como as cidades-sede podem gerar impactos positivos nas comunidades, especialmente no que diz respeito ao envolvimento de meninas e mulheres com o futebol. Além disso, será avaliado o custo da organização do torneio e o potencial de geração de receitas.
Após essa rodada de inspeções, novas avaliações focadas em centros de treinamento e hospedagem para as seleções ocorrerão em novembro. As cidades candidatas incluem Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O torneio está previsto para acontecer entre junho e julho de 2027, e pelo menos oito estádios serão necessários para sua realização.
Comitiva da Fifa no Maracanã — Foto: Rafael Ribeiro/CBF