Após alguns tropeços na temporada, os treinadores conseguiram retomar a confiança na última rodada e se enfrentarão neste sábado em um confronto decisivo.
Thiago Carpini e Jair Ventura têm trajetórias similares. Ambos fazem parte da nova geração de técnicos do futebol brasileiro, obtendo bons resultados nos últimos anos, e estão à frente de equipes emergentes na Série A. Na rodada anterior, conseguiram reverter os momentos ruins de Vitória e Juventude, e agora entram no duelo deste sábado, no Barradão, com a missão de consolidar a recuperação de uma das equipes na briga contra o rebaixamento.
A situação de Carpini no Brasileirão ainda é delicada, com o Vitória ocupando a 17ª colocação, somando 25 pontos, o que exige uma combinação de resultados para escapar da zona de rebaixamento nesta rodada. Já Jair Ventura vive um cenário mais tranquilo após a recuperação do Juventude, que agora ocupa a 11ª posição, com 32 pontos.
Ambas as equipes enfrentaram altos e baixos durante o Campeonato Brasileiro, buscando consistência. Apesar de Carpini ter renovado as esperanças do time logo após sua chegada, o Vitória passou por fases de resultados ruins e sinais de recuperação esporádicos. Sua melhor sequência no comando do time aconteceu após sua chegada, quando obteve dois empates (contra Cuiabá e Juventude) e duas vitórias (contra Internacional e Atlético-MG). No entanto, o time também passou por duas fases de quatro jogos sem vencer, em momentos distintos do campeonato.
Um desses períodos críticos foi entre as rodadas 22 e 25, quando o Vitória enfrentou Bahia, Cruzeiro, São Paulo e Vasco, acumulando três derrotas e um empate. Esses resultados desgastaram a imagem de Carpini, a ponto de surgir especulação sobre sua possível saída após a vitória mais recente.
Em entrevista, Carpini rebateu os rumores: “Nunca houve reunião no jogo contra o Vasco. Não foi cogitada troca de comando. Para aqueles que adoram criar boatos, lamento dizer que dessa vez não houve nenhum ‘sangue derramado’. As pessoas adoram esse tipo de coisa. Seguimos trabalhando, e quem não puder ajudar, que ao menos não atrapalhe.”
A recuperação do Vitória aconteceu na última rodada, quando o time venceu o Atlético-GO fora de casa por 2 a 0, em um confronto direto na parte inferior da tabela. Carpini encontrou soluções para o setor ofensivo da equipe, o que pode ser o início de uma nova fase positiva para o time, trazendo tranquilidade nas próximas semanas.