O Ba-Vi deste sábado (horário de Brasília) vale a liderança do Campeonato Baiano e coloca à prova a invencibilidade de Rogério Ceni (Bahia) e Thiago Carpini (Vitória) em 2025. Enquanto o Bahia, com Ceni, venceu os três jogos disputados pelo time principal, o Vitória de Carpini soma três vitórias e três empates.
O Bahia vem de vitórias contra Sampaio Corrêa (4×0, Copa do Nordeste), Porto (2×0, Baiano) e Jequié (3×1, Baiano). A equipe principal tricolor realizou pré-temporada na Espanha enquanto o time sub-20 disputava as primeiras rodadas do estadual. O Vitória, por sua vez, acumula resultados positivos: empatou com Barcelona de Ilhéus (0x0) e Jacuipense (1×1), e venceu Juazeirense (4×1), CRB (2×2 pela Copa do Nordeste), Colo-Colo (4×1) e Jacobina (4×0), todos pelo Baiano.
Para o Bahia, o clássico é o último grande teste antes da partida de ida da segunda fase da Pré-Libertadores contra o The Strongest, dia 18 de fevereiro, na Bolívia. Já para o Vitória, uma vitória significaria um bom presságio para a disputa da Copa Sul-Americana, competição que o clube já tem vaga garantida na fase de grupos.
Este será o quarto confronto entre Ceni e Carpini. Ceni, embora invicto, foi eliminado por Carpini no Paulistão de 2023, quando empatou com o Água Santa nas quartas de final. Os outros encontros foram: São Paulo 1×0 Santo André (Paulistão 2022) e Bahia 2×0 Vitória (Brasileirão 2024). O duelo na Arena Fonte Nova, às 16h, terá cobertura em tempo real.
Ba-Vi 500: técnicos falam sobre a preparação para o clássico